sexta-feira, 8 de junho de 2012

REGULAGEM DE VÁLVULAS. Os motores que possuem tucho mecânico necessitam que seja conferido e regulado as válvulas se necessário, a folga existente tem como função compensar as dilatações dos componentes permitindo que vedem perfeitamente e consequentemente falhas ao motor. Entretanto uma folga excessiva provoca ruído de tich, além de diminuir o curso de abertura da válvula e tendo como consequência menor rendimento do motor.

Independente do motor para se conferir e regular válvula, é necessário que se tenha certeza absoluta se a válvula esta totalmente fechada, ou seja o came do comando de válvulas deve estar em posição oposta ao tucho. São muitos os procedimentos utilizados para deixar as válvulas nessa posição. O procedimento mais indicado pelos fabricantes é conhecido como balanço, esse procedimento pode ser utilizado em motores que tenham pares de êmbolo gêmeos (êmbolos quem tem movimentos sincronizados), porque sabe-se que enquanto um dos êmbolo está em final de escape e começo de admissão (balanço) o outro encontra-se em compressão (válvulas fechadas) posição indicada para a regulagem. Um segundo processo para motor que tenha número pares de cilindros é a regulagem em 2 tombos onde ao posicionar o 1º cilindro em PMS e compressão é regulado metade dos cilindros, e ao colocando o ultimo cilindro em PMS e compressão é regulado os demais. Muitos mecânicos utilizam outros processos, como; se orientar pela posição do rotor (motores com distribuição dinâmica), além de outras formas.

REGULAGEM DE FOLGA DAS VÁLVULAS MOTOR OHC.

REGULAGEM DE VÁLVULAS. Os motores que possuem tucho mecânico necessitam que seja conferido e regulado se necessário as válvulas.

REGULAGEM DE VÁLVULAS MOTOR OHC.

REGULAGEM DE VÁLVULAS MOTOR OHV.

Regulagem de válvulas do fusca 1/2 (VÍDEO TORNELLA) INDEPENDENTE DO MOTOR A VÁLVULA A SER REGULADA DEVE ESTAR FECHADA, EXISTE ALGUNS PROCEDIMENTOS COMO: REGULAGEM NO TOMBO, BALAÇO A FORMA DEMOSTRADA NO VÍDEO É MUITO PRÁTICA E TEM A MESMA EFICIÊNCIA DOS DEMAIS PROCEDIMENTOS.

Regulagem de válvulas do fusca 2/2 (VÍDEO TORNELLA)