sexta-feira, 8 de junho de 2012

REGULAGEM DE VÁLVULAS. Os motores que possuem tucho mecânico necessitam que seja conferido e regulado as válvulas se necessário, a folga existente tem como função compensar as dilatações dos componentes permitindo que vedem perfeitamente e consequentemente falhas ao motor. Entretanto uma folga excessiva provoca ruído de tich, além de diminuir o curso de abertura da válvula e tendo como consequência menor rendimento do motor.

Independente do motor para se conferir e regular válvula, é necessário que se tenha certeza absoluta se a válvula esta totalmente fechada, ou seja o came do comando de válvulas deve estar em posição oposta ao tucho. São muitos os procedimentos utilizados para deixar as válvulas nessa posição. O procedimento mais indicado pelos fabricantes é conhecido como balanço, esse procedimento pode ser utilizado em motores que tenham pares de êmbolo gêmeos (êmbolos quem tem movimentos sincronizados), porque sabe-se que enquanto um dos êmbolo está em final de escape e começo de admissão (balanço) o outro encontra-se em compressão (válvulas fechadas) posição indicada para a regulagem. Um segundo processo para motor que tenha número pares de cilindros é a regulagem em 2 tombos onde ao posicionar o 1º cilindro em PMS e compressão é regulado metade dos cilindros, e ao colocando o ultimo cilindro em PMS e compressão é regulado os demais. Muitos mecânicos utilizam outros processos, como; se orientar pela posição do rotor (motores com distribuição dinâmica), além de outras formas.

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